Inteligência artificial pode tornar manutenção de estradas mais eficiente

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial pode tornar manutenção de estradas mais eficiente

A malha viária de ruas e rodovias demanda monitoramento constante para ser mantida em uma situação satisfatória para o uso. O detalhe é que, normalmente, a avaliação da situação é feita por seres humanos, que nem sempre são eficientes na identificação e no encaminhamento dos problemas.

A fim de aprimorar esse sistema de manutenção da malha viária, pesquisadores da Universidade de Waterloo (Canadá) desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que permite detectar problemas com ruas e estradas de maneira mais barata e fácil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modelo desenvolvido pela equipe coordenada pelo professor John Zelek, do departamento de Engenharia da Universidade, analisa automaticamente fotografias tiradas por câmeras acopladas a veículos para identificar rachaduras, buracos e outros defeitos no asfalto. Inicialmente, o projeto começou com imagens do Google Street View, mas foi ampliado a novas fontes. A ideia é que até mesmo pessoas comuns possam contribuir para o banco de dados — bastando ter uma câmera acoplada ao carro enquanto dirigem para o trabalho, por exemplo.

De acordo com o professor Zelek, o sistema de inteligência artificial desenvolvido por sua equipe poderia diminuir os gastos com avaliação das estruturas, alcançar precisão semelhante ao trabalho feito por seres humanos e tornar o tempo de reparo mais adequado, já que o monitoramento seria mais frequente. Além disso, a expectativa é de produzir resultados mais uniformes, porque não há o viés de várias pessoas olhando para os dados de maneira diferente. 

Outra vantagem prometida pelo projeto é que ajudaria o governo a definir suas prioridades de manutenção. “Se os governos têm a informação, podem planejar melhor quando efetuar reparos em determinada estrada e fazer isso com um custo menor”, afirma Zelek.

O próximo passo da pesquisa é aplicar IA para imagens de pontes, prédios e outras estruturas. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.