O revolucionário Windows NT completa 25 anos hoje

1 min de leitura
Imagem de: O revolucionário Windows NT completa 25 anos hoje
Imagem: hipwallpaper

Hoje (30) fazem exatamente 25 anos que a Microsoft lançou a primeira edição do Windows NT para o mercado corporativo. O sistema operacional foi uma verdadeira revolução por deixar era dos 16 bit para trás e focar na compatibilidade com chips de 32 bit. Ele também foi o primeiro SO feito pela Microsoft que não dependia totalmente do MS-DOS para funcionar, como foi o caso de muitas outras edições que continuaram sendo lançadas depois dele.

Em 2001, o Windows NT serviria como base para o desenvolvimento do nostálgico Windows XP, que causou uma outra revolução no mercado de PCs e herdou a elevada estabilidade operacional das edições NT.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O sistema operacional também não era compatível com programas feitos para o MS-DOS

Em 1993, contudo, o Windows NT foi malvisto inicialmente. Ele tinha requerimentos de hardware considerados bastante exagerados para a época, como processadores Intel 386 ou equivalentes para funcionar, além de 16 MB de RAM. O sistema operacional também não era compatível com programas feitos para o MS-DOS, que era a plataforma mais popular do mundo na época.

Eventualmente, a Microsoft criou um sistema de retrocompatibilidade que permitiu ao NT rodar aplicações do MS-DOS de maneira isolada, praticamente em uma máquina virtual ou sandbox. Com isso, caso os conhecidos problemas de instabilidade do antigo SO acontecessem, eles não fariam todo o computador travar, apenas a aplicação que rodava de forma isolada.

Esse truque, contudo, não funcionava com games, que precisavam de acesso ao hardware das máquinas para funcionar. Mesmo assim, a plataforma NT suplantou os concorrentes no mercado corporativo e, quando o Windows XP foi lançado em 2001, os desenvolvedores de software já estavam habituados com o novo núcleo do sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.