Windows 10 usará IA para atualizar o sistema apenas em momentos oportunos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 usará IA para atualizar o sistema apenas em momentos oportunos

Se você usa Windows, provavelmente já passou por inconvenientes gerados por uma atualização do sistema que começou a ser instalada em um momento absolutamente impróprio. Para acabar com isso, o Windows 10 usará um sistema preditivo capaz de aprender por conta qual o melhor momento de realizar a atualização. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (25).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Se você tem uma atualização pendente, nós atualizamos a nossa lógica de reinício [do sistema] para usar um novo sistema, mais adaptativo e proativo”, informou a gigante dos softwares. “Treinamos um modelo preditivo que pode prever de forma precisa qual o momento correto para reiniciar o dispositivo”, complementa a empresa.

Agora vai?

Dizer que a máquina aprenderá sozinha a melhor hora de reiniciar para completar uma atualização é vago demais, mas a Microsoft garante que o sistema vem mostrou ótimos resultados durante os testes realizados internamente. Com auxílio de serviços de nuvem da própria MS, o novo sistema poderá ser reajustado de forma sutil, o que deve facilitar o seu aprimoramento ao longo do tempo.

Dá para afirmar que a Microsoft conseguiu encontrar um bom meio termo entre forçar a atualização na hora ou permitir ao usuário que dispense a instalação de forma inadvertida. Algumas atualizações, especialmente aquelas com correções de problemas graves, não podem ser deixadas para depois por razões de segurança, o que explica essa cultura do “sim ou com certeza?” da empresa.

A novidade já está presente nas Build 17723 e 18204 do Windows 10 Insider Preview e deve chegar a todos na próxima grande atualização do Windows 10 em outubro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.