Após uma longa espera, o Google Docs vai ganhar um corretor ortográfico e gramatical complexo, capaz de compreender confusões entre palavras, uso errado de vírgulas, problemas de concordância de todos os tipos e muito mais. O mais interessante é que esse sistema implementado pela Google vai utilizar a inteligência artificial para funcionar, da mesma maneira que o tradutor da empresa faz, aprendendo cada vez mais com seu uso.

Ainda não há muita informação sobre como o sistema vai funcionar exatamente, mas sabemos que o sistema de inteligência artificial da Google em relação a tradução é bastante eficaz, estando próximo de atingir o nível de precisão humana. Usando essa tecnologia já desenvolvida, a Google é capaz de trazer para o Docs um programa de correção de erros gramaticais e ortográficos muito bem desenvolvido, ao que tudo indica.

Revisão inteligente

Outros programas já utilizam um certo grau de inteligência artificial para realizar análises de leitura, como o Grammarly, uma extensão para navegadores e teclado para smartphones. O sistema, porém, ainda não funciona com o desempenho desejado. Por isso mesmo, no caso da Google, o corretor deve ser implementado aos poucos – primeiramente para usuários de negócios – e vai precisar da liberação de um administrador de conta para que usuários testem o recurso.

Ainda é um mistério quando tudo vai estar liberado para todos os usuários ou se o recurso vai imediatamente funcionar em mais de um idioma além do inglês.

Cupons de desconto TecMundo: