menu
Logo TecMundo
Software

Google Chrome vai interromper abas inativas que devoram memória em 2º plano

Novo recurso que vem sendo testado pela Google encerra as atividades das abas ociosas por mais de cinco minutos

schedule20/07/2018, às 09:23

Fonte: WFCC Tech

Imagem de Google Chrome vai interromper abas inativas que devoram memória em 2º plano no tecmundo

Chrome nasceu para ser uma alternativa leve ao Internet Explorer e um concorrente para o Firefox. Ao longo dos anos, ficou tão complexo que chegou ao patamar de sistema operacional e o maior desafio dos engenheiros da Google é mantê-lo com baixo consumo de memória RAMo que anda cada vez mais difícil. Para solucionar parte desse problema em ambiente mobile, a companhia trabalha atualmente em um recurso que encerra as atividades de abas inativas em segundo plano.

De acordo com o pessoal do XDA Developers, indícios da novidade foram encontrados no escritório virtual de desenvolvimento aberto Chromium Gerrit, onde uma equipe procura por maneiras de diminuir o consumo de RAM no Chrome para Android. A ideia é otimizar o desempenho do aparelho ao interromper aplicações que estiverem ociosas em background por mais de cinco minutos. Com isso, além de liberar memória para melhorar a performance, será possível economizar a vida útil da bateria.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo a documentação disponível online, os testes dos últimos cinco meses resolveram todos os bugs encontrados até agora e as métricas revelam que a ações do CPU realmente reduziram a carga no background — e, além disso, as atividades no primeiro plano ficaram mais eficientes quando há duas ou mais guias em carregamento. A Google sabe que muita gente ouve música e assiste a vídeos no modo picture-in-picture enquanto navegam com o Chrome, portanto, essas reproduções não serão afetadas.

chrome

Ainda não se sabe exatamente quando esse recurso deve estar liberado, mas como a versão parece estável e livre de erros, pode ser que seja distribuído muito em breve.