Viajar e conhecer novos lugares é sempre interessante, mas nem sempre sabemos o suficiente para aproveitar o local como se deve. Quando existe uma programação prévia, você consegue obter informações e determinar um roteiro de passeios, mas caso esteja só passando por uma cidade o que resta é admirar a paisagem, sem muito a acrescentar.

Por isso, Malte Ubl, coordenador do projeto AMP do Google, desenvolveu um aplicativo que detecta a sua geolocalização e associa a informação com artigos relevantes da Wikipédia. Ele então lê as informações, esteja você de carro ou a pé, como se ao seu lado estivesse aquela pessoa que nasceu na cidade e sabe tudo sobre a região.

Um ponto interessante é que o aplicativo funciona diretamente no browser, seja ele Chrome, Firefox ou qualquer um que suporte localização por GPS e síntese de fala. Isso é possível através da utilização da plataforma Glitch, que permite desenvolver web-apps pequenos e funcionais.

Além de te deixar livre de companhias inconvenientes, que fazem parte do pacote de guias turísticos, o aplicativo permite interação com as informações, para que você possa explorar a região e encontrar outros detalhes interessantes de locais próximos.

Em entrevista ao The Verge, Ubl disse que fez o aplicativo a partir de uma necessidade sua, pois frequentemente dirige por lugares diferentes. Isso fez com que ele pensasse sobre como seria bom aprender mais sobre a região, enquanto não tem nada melhor para fazer além de dirigir.

O aplicativo ainda não está totalmente otimizado, tanto que em comentários deixados no Twitter algumas pessoas estavam em uma cidade chamada Vienna, nos EUA, mas o sistema começou a falar sobre a capital austríaca. Ubl está ciente destas falhas, dizendo em suas redes sociais que aceita patches que corrijam este e outros erros, que por acaso apareçam.