A Microsoft parece ter ouvido o clamor de parte de seu público e prepara algumas novidades para o Bloco de Notas. Sim, aquele editor de texto simples que acompanha o Windows desde a primeira versão do sistema operacional lançada em 1985 ganhará novos recursos na próxima atualização do Windows 10.

Segundo revela a própria Microsoft, são oito as novidades do novo Bloco de Notas, com três grandes destaques e outros cinco retoques, digamos assim. Vamos a todas elas:

Melhorias na função Localizar/Substituir

Bloco de Notas

Na nova versão, o Bloco de Notas passará a lembrar de termos buscados anteriormente e também o estado das caixas de seleção, preenchendo-as automaticamente nas próximas utilizações. Além disso, quando uma palavra for selecionada antes de se abrir o menu de busca, o campo de pesquisa será preenchido automaticamente com ela.

 Suporte para zoom

Bloco de Notas

O novo Bloco de Notas conta com uma função de zoom e, para usá-la, basta pressionar a tecla Ctrl e girar botão de rolagem do mouse — se preferir, é possível acessar o menu Exibir > Zoom para realizar a mesma tarefa. Usando o atalho Ctrl + 0, o nível de aproximação voltará ao normal.

Marcação de linhas e colunas

Bloco de Notas

A próxima versão do programa virá, ainda, com suporte para contagem de linhas e colunas quando a quebra de linhas estiver ativada — a barra de status também virá ativada por padrão, mas será possível desativá-la manualmente como já acontece na versão atual.

Mais novidades

As outras novidades do novo Bloco de Notas são:

  • Desempenho aprimorado ao abrir arquivos grandes
  • Suporte para apagar a palavra anterior ao cursor usando o atalho Ctrl + Backspace
  • Teclas de setas desfazem a seleção de um texto antes de movimentar o cursor
  • Salvar um arquivo no Bloco de Notas não mais reseta a contagem de linhas e colunas para 1
  • Programa passa a exibir corretamente as linhas que não cabem totalmente dentro do espaço na tela

Todas essas novidades estão presentes na Preview Build 17713 do Windows 10, já disponível para quem participa do programa Windows Insider. A grande atualização deve chegar a todos os usuários provavelmente em setembro ou outubro de 2018.

E aí interessado e adquirir o Windows 10 pelo melhor preço? Confira aqui e dê um upgrade em seu sistema.

Cupons de desconto TecMundo: