Android P não terá suporte para conexões WiFi via WPS

1 min de leitura
Imagem de: Android P não terá suporte para conexões WiFi via WPS

A Google desabilitou a função WPS do menu de conexões sem fio do Android P e é provável que isso se mantenha até a atualização final da nova versão do sistema operacional. A novidade chegou sem nenhum alarde e indica um movimento da desenvolvedora no sentido de aprimorar a segurança das conexões no dispositivo.

O WPS, sigla para Configuração Protegida de WiFi, funciona por meio de um botão presente no roteador e basta pressioná-lo para conectar rapidamente um dispositivo (como smartphone ou tablet) a uma rede sem fio já conhecida sem precisar redigitar a senha. Apesar da praticidade, o método é bastante questionável do ponto de vista de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

WPS é mais prático, mas também mais inseguro e não deve estar disponível na versão final do Android P

As versões de testes do Android P já não trazem suporte para conexões via WPS e a ideia de que ele não deve pintar na versão final é reforçada por postagens na central de gerenciamento de problemas do Android, espaço no qual os desenvolvedores debatem questões ligadas ao desenvolvimento da plataforma.

Apesar de simples, a mudança parece significativa e segue uma tendência já aproveitada por fabricantes de roteadores — é comum ver modelos que não contam com esse tipo de conexão. Se levarmos em conta que 85% dos smartphones do mundo rodam Android, não difícil imaginar que o fim do suporte para a função WPS no sistema da Google pode comprometer a sua existência de modo geral.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.