Uma das principais vantagens de ter um smartphone da linha Google Pixel é o backup gratuito de imagens com a qualidade máxima no Google Fotos que você ganha ao ativar o celular. No entanto, quem tem a primeira geração do Pixel ou do Pixel XL e usa uma ROM customizada pode não ter conseguido tirar proveito desse benefício, pelo menos até semana passada.

Isso acontecia por causa de um erro de digitação que foi corrigido recentemente. Acontece que todas as fotos tiradas nesses aparelhos marcavam a fabricante da câmera como “google”, com letra minúscula. Quando enviadas para o Google Fotos, o sistema pensava se tratar de uma fabricante diferente do “Google” e acabava consumindo o espaço de backup do usuário.

Uma captura de tela.Mudança feita no código para corrigir o erro de digitação. Fonte: XDA Developers

Como o erro estava presente apenas na build do Android Open Source Project (AOSP) disponibilizada para o Pixel e o Pixel XL, ela não chegou a afetar quem usava a versão do sistema que vem de fábrica nos aparelhos, mas pode ter prejudicado quem instalou uma ROM customizada, já que os desenvolvedores utilizam o AOSP como base para fazer suas modificações.

Todas as principais ROMs já tinham percebido e corrigido o erro de digitação há alguns meses, mas ele continuava lá no código original. A alteração para consertar isso foi submetida no dia 3 de julho e aprovada na sexta (6). Ela foi feita por um desenvolvedor que trabalha em levar o LineageOS, sucessor do popular CyanogemMod, para o Pixel XL de primeira geração.

Cupons de desconto TecMundo: