OnePlus 5 e 5T vão receber atualizações do Android mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus 5 e 5T vão receber atualizações do Android mais rápido

OnePlus lançou nesta terça-feira (03) uma nova versão da OxygenOS para os OnePlus 5 e 5T que traz uma série de novidades para os aparelhos. A mais interessante delas é sem dúvida a integração deles ao Project Treble da Google. Com esse novo recurso, o software dos aparelhos vai funcionar em camadas distintas para facilitar o processo de atualização futuro.

Em outras palavras, a OnePlus terá menos trabalho quando for criar atualizações para esses dispositivos e, consequentemente, poderá entregar o novo software mais rápido para o usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Treble ssencialmente separa o framework do Android do código que as fabricantes precisam personalizar para o hardware de cada aparelho funcionar no Robô

O Project Treble da Google é um recurso nativo do Android Oreo que as fabricantes puderam optar por usar não nos seus aparelhos. Ele essencialmente separa o framework do Android do código que as fabricantes precisam personalizar para o hardware de cada aparelho funcionar adequadamente no Robô. A interface das fabricantes também fica em outra “camada”, facilitando todo o processo de personalização e distribuição de atualizações.

Antes do Treble, as fabricantes precisavam personalizar profundamente o código do Android para que ele funcionasse adequadamente com o hardware de cada smartphone, coletando pedaços de código feitos pelas fabricantes de cada chip e componente que participaram no processo de construção do modelo. Por isso, marcas que lançam muitos celulares no mercado deixam de atualizar o Android na maioria de seus dispositivos, considerando que é muito trabalho para “pouco retorno financeiro”.

Mais novidades

Fora o Treble, a nova atualização para OnePlus 5 e 5T traz algumas outras melhorias. A empresa comenta que o software entrega uma nova interface para o usuário, com suporte à personalização fina da cor de detalhes do Android. O launcher também recebeu algumas melhorias na gaveta de apps. O app de telefone e o de contatos receberam melhorias na organização, e o de previsão do tempo foi completamente refeito.

Por enquanto, essa versão do software, o Open Beta 12, está disponível apenas para usuários que fazem parte do programa de testes da OnePlus e está sendo distribuído via OTA para eles. Contudo, quem quiser pode fazer uma instalação limpa da ROM e, com isso, entrar no programa de testes.

Não temos ainda nenhuma informação sobre quando a OnePlus pretende entregar essa versão para os usuários não testadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.