Quem baixa aplicativo para Android na Play Store provavelmente já recebeu a recomendação para ficar de olho no nome do desenvolvedor e também na quantidade de downloads que um aplicativo já teve. Pois alguns desenvolvedores mal-intencionados armam uma “pegadinha” para tentar enganar o usuário.

Conforme relatado pela ESET, uma das mais conhecidas empresas de segurança digital da atualidade, a nova fraude consiste em usar uma suposta informação de número de downloads no lugar do nome do desenvolvedor. Assim, quando alguém busca por um app, pode ser levado ao erro e fazer o download de um serviço fraudulento.

Na imagem abaixo, note que a informação “Installs 1,000,000,000 –” aparece logo abaixo do ícone do programa. Apesar de tentar parecer a quantidade de vezes em que o app foi baixado, esse é, na verdade, o nome do desenvolvedor.

Play Store

O mesmo acontece com outros aplicativos, que trazem a informação “100 Million Downloads” para tentar ludibriar o usuário.

Play Store

O blog da ESET indica um caso em que o desenvolvedor mudou de nome, sugerindo assim uma alteração temporária para tentar atrair a atenção do público de forma enganosa.

Play Store

“Além de lidar com os números de downloads para tentar induzir o usuário a baixar seus apps, alguns desenvolvedores também alteraram as descrições dos aplicativos a fim de transmitir legitimidade, com frases como ‘Aplicativos legítimos’, ‘Aplicativos verificados’ e ‘desenvolvedor de aplicativos confiáveis’”, alerta o especialista Lukas Stefanko.

Dicas

Além de ficar de olho no nome do desenvolvedor e no número de downloads, informação que aparece somente na tela de descrição de uma app, tenha em mente que a Play Store não usa a palavra “Verificado” ou qualquer coisa do tipo em aplicativos. No máximo, você verá a inscrição “Escolha do Editor” destacada no app.

Ficar de olho as opiniões dos usuários antes de fazer o download também uma é uma boa tática para evitar baixar em seu celular um aplicativo que não realiza o que promete.

Cupons de desconto TecMundo: