IA do Facebook é capaz de “abrir os olhos” de quem piscou na hora da foto

1 min de leitura
Imagem de: IA do Facebook é capaz de “abrir os olhos” de quem piscou na hora da foto
Imagem: exame

Engenheiros do Facebook anunciaram nesta segunda-feira (18) um novo recurso desenvolvido nos laboratórios da rede social. Uma ferramenta criada com inteligência artificial é capaz de “abrir os olhos” de quem piscou na hora da foto. Isso pode acabar sendo a solução para fotos de grandes grupos, nas quais sempre tem uma pessoa diferente de olhos fechados.

Brian Dollahnsky e Christian Canton Ferrer, responsáveis pela novidade, explicaram que o software essencialmente faz um “copia e cola” dos olhos da mesma pessoa em outras fotos em que ela não piscou. Dessa forma, se você aparece em uma foto com os olhos abertos e, em outra, com os olhos fechados, o recurso de IA do Facebook pode resolver a situação sem requerer uma nova captura.

facebookPrimeira foto em uma situação real, segunda posada de olhos fechados e terceira sendo o resultado obtido pela IA

Mas o recurso tem vários outros detalhes que fazem a edição das imagens parecer realista. A IA considera a direção em que a luz atinge o rosto das pessoas nas duas fotos que serão mescladas, a direção do olhar e as expressões faciais (sorrindo, fazendo careta ou mais sério). Com isso, é possível evitar vestígios de edição malfeita, algo conhecido como “uncanny valley”. Tudo isso é possível graças a rede adversarial generativa (GAN, em inglês) usada nesse processo.

O Facebook, contudo, não fala quando nem como poderá implementar isso em seus serviços na web. Dessa forma, pelo menos por enquanto, é melhor tirar as fotos de volta quando alguém no seu grupo piscar bem na hora da captura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.