Falha do Android que permitia instalação de temas do Substratum é corrigida

1 min de leitura
Imagem de: Falha do Android que permitia instalação de temas do Substratum é corrigida

A ferramenta Substratum é bem conhecida de quem gosta de personalizar a interface do Android sem a necessidade de fazer root no sistema operacional. Exatamente por isso, muita gente ficou preocupada quando percebeu que não era possível utilizar esse recurso nas prévias para desenvolvedores do Android P.

Após os usuários criarem uma petição pedindo a volta da funcionalidade e marcarem a ausência do Substratum como uma falha no rastreador de problemas do Google, a empresa finalmente deu uma resposta sobre o caso. E ela não é boa para quem estava esperando pelo mesmo nível de personalização encontrado em outras versões do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Muitos ficaram preocupados quando perceberam que não era possível utilizar esse recurso no Android P.

De acordo com o Google, a possibilidade de qualquer usuário acessar essa camada de personalização, que deveria ser utilizada apenas para as fabricantes criarem suas interfaces, era uma falha de segurança que precisava ser corrigida. É tanto que a OMS (Overlay Manager Service) nunca foi divulgada como uma funcionalidade do sistema feita para todos os usuários.

Com esse argumento, a empresa corrigiu o problema no Android P e lançou uma atualização de segurança para fazer o mesmo no Android Oreo. A resposta do Google ainda deixa em aberto a possibilidade de adicionar mais ferramentas de personalização no Android. No entanto, o root é a opção que restou para quem gosta de ter controle total sobre a interface do aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.