Google traz tradução por inteligência artificial offline para Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Google traz tradução por inteligência artificial offline para Android e iOS
Imagem: independent

A Google anunciou hoje (12) que o seu app Google Tradutor para Android e iOS está começando a receber uma novidade interessante: traduções com inteligência artificial offline. A empresa está liberando o NMT ou “Neural Machine Translation” para funcionar nessas duas plataformas mesmo quando o smartphone não tiver conectividade com a internet. Isso deve melhorar significativamente a qualidade das traduções offline, colocando-as em pé de igualdade com o que o Tradutor do Google é capaz de fazer online.

O NMT já estava disponível nas traduções online do Google há mais de dois anos, mas só agora a empresa conseguiu fazê-lo funcionar de maneira leve o suficiente para ser processado localmente, mesmo em dispositivos de entrada, com hardware bem básico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

google tradutorGoogle Tradutor Offline agora funciona com qualidade similar ao online

Para aproveitar esse novo recurso, o usuário só precisa baixar ou atualizar os pacotes de idiomas que ele tem armazenados localmente no Tradutor. Fazendo isso, os idiomas com NMT serão trazidos automaticamente para o aparelho.

Contudo, nem todo mundo terá acesso a isso imediatamente. A empresa explicar que hoje (12), apenas 1% de todos os usuários do app receberam a novidade, e, até amanhã (13), 99% poderão aproveitar o novo método. Somente na sexta-feira (15) é que todo mundo terá acesso.

A grande vantagem do Google Tradutor com NMT offline é que a tradução é feita em frases inteiras, considerando contexto e concordância. Sem essa novidade, o app precisava traduzir palavra por palavra isoladamente, o que gerava erros bem amadores na tradução.

google tradutor

59 línguas de várias partes do mundo serão compatíveis com o NMT offline, mas a Google não especificou exatamente quais. Ainda assim, como a nossa é uma das mais populares na plataforma, é praticamente certo que ela estará nesse pacote. Tudo o que você precisará fazer para obter a novidade é acessar o menu lateral do tradutor, conferir a seção “Tradução offline” para atualizar os idiomas baixados ou baixar novos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.