Inteligência artificial da Google simula terrário dentro da sua casa

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial da Google simula terrário dentro da sua casa

Já pensou em ter a tecnologia e a natureza se unindo dentro da sua própria casa? Pois é, essa é a nova proposta da Google. A empresa está desenvolvendo um projeto que consiste em um terrário interativo com recursos de inteligência artificial.

Chamado de Project Oasis, a ideia desse experimento é, basicamente, ter os usuários fazendo perguntas ao Assistente sobre o clima ao redor do mundo para verem algo interessante acontecendo na instalação. Basta dizer "como está o tempo em Nova York?", por exemplo, e, como resposta, o ambiente vai representar as condições da cidade em questão — acendendo luzes que lembrem a solar, soltando névoa para simular neblina ou um dia nublado e reproduzindo até mesmo chuva. Entretanto, ainda não dá para saber bem como ele irá funcionar no caso de neve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O projeto trabalha com o uso de alguns recursos, como o Dialogflow, o Cloud Pub/Sub, entre outros. Em linhas gerais, o terrário funciona com o mapeamento dos parâmetros da localização desejada, seguido de um registro feito com o comando de voz do usuário, que será exportado como uma ação. Após adquirir informações sobre o clima do lugar em questão, um sistema de notificações em tempo real faz com que os componentes simulem o tempo desejado.

Segundo Harpreet Sareen, inventor do experimento, essa instalação é uma espécie de ecossistema autossustentável de plantas que possui características interessantes, como a capacidade de recriar padrões atmosféricos externos — ou seja, criar condições como nuvens, chuva e luz dentro de uma caixa.

E aí, curtiu? A proposta é que usuários criem seus próprios terrários por meio da página do projeto no GitHub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.