A Mozilla anunciou nesta segunda-feira (04) o tema do concurso anual de premiação da MozFest. Em 2018, a empresa distribuirá US$ 225 mil em prêmios para até sete projetos selecionados dentro de um grande tema, o uso ou a problematização da Inteligência Artificial no mundo de hoje. Nisso, projetos técnicos, artísticos e muitos outros poderão participar desde que produzam conteúdo em vídeo, extensões para navegadores ou formas de visualização interativa de dados.

O tema deste ano é interessante e pertinente porque, no último ano, grandes empresas que já utilizam IA em seus produtos comerciais têm enfrentado grandes polêmicas em torno da forma como esses softwares operam. O YouTube, em mais de uma oportunidade, foi criticado por seu algoritmo recomendar conteúdo inapropriado para crianças e também por permitir que vídeos abusivos chegassem à capa do site sem nenhum tipo de moderação humana.

Outro exemplo seria o fato de o algoritmo inteligente do Facebook impulsionar notícias falsas na rede social ao mesmo tempo que não dá a devida importância para comunicados oficiais ou notícias de veículos confiáveis. Por fim, recentemente a Google foi “desmascarada” vendendo software de IA para as forças armadas norte-americanas, algo que por anos era uma “proibição consensual” na empresa e acabou criando uma pequena revolta na companhia.

mozilla

A Mozilla vai aceitar a inscrição de projetos que se debrucem sobre temas como esses até o dia 01 de agosto deste ano. Os prêmios máximos para indivíduos e grupos será de US$ 50 mil, e a banca julgadora será formada por uma equipe de funcionários e colegas da própria Mozilla.

Se você tem algum projeto que se encaixa no que a Mozilla quer incentivar neste ano, confira as regras do concurso aqui e faça a sua inscrição através deste site.

Cupons de desconto TecMundo: