watchOS 5 traz app próprio de comunicação e muito mais para o Apple Watch

2 min de leitura
Imagem de: watchOS 5 traz app próprio de comunicação e muito mais para o Apple Watch

Uma das novidades apresentadas pela Apple na WWDC 2018 foi o watchOS 5, a nova versão do sistema operacional dedicado ao relógio da Maçã. A plataforma ganha uma série de novos recursos e promete estar mais conectada do que nunca, oferecendo também mais recursos para que os usuários monitorem sua saúde e suas atividades físicas.

Recursos como um sistema próprio de comunicação, o Walkie-Talkie, suporte para podcasts e para notificações aprimoradas para apps de terceiros, além de capacidade de identificar automaticamente quando o usuário realiza atividades físicas complementam as novidades do novo watchOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De olho nas suas atividades

Nesse âmbito, o Apple Watch equipado com o watchOS 5 se torna capaz de identificar quando começa a pratica esportiva para lembrar você de iniciar o monitoramento de seu desempenho. Uma notificação aparece na tela quando a atividade física é iniciada e o mesmo acontece após um tempo de repouso para que você não se esqueça de interromper o monitoramento.

watchOS 5watchOS 5 detecta quando você começa a realizar uma atividade física.

Quem curte desafios também ganhou uma novidade: trata-se do serviço Activity Sharing, que permite ao usuário desafiar um amigo que também usa o Apple Watch em um duelo semanal de exercícios. Cada atividade rende pontos para quem a pratica e, ao final da semana, o próprio sistema indica quem foi o vencedor.

O watchOS 5 traz, também, suporte para monitoramento de 13 novas atividades físicas, como hiking e ioga. Para quem corre, o sistema conta com uma nova métrica (passos por minuto) para caminhadas e corridas internas e externas, além de mostrar em tempo real o desempenho alcançado no último quilômetro completado.

Mensagem de voz e podcast

Uma das novidades mais interessantes do novo watchOS é o Walkie-Talkie, uma app de comunicação por voz que permite ao usuário enviar mensagens de voz apenas tocando a tela do relógio. Então, basta levar o aparelho próximo da boca e dizer o que precisa ser dito — o destinatário, porém, também precisa usar um Apple Watch para escutar o clipe de áudio.

Walkie-TalkieWalkie-Talkie é o novo app de comunicação do Apple Watch.

Além disso, o watchOS 5 passa a ter suporte para o Apple Podcasts, ou seja, é possível ouvir os podcasts da plataforma diretamente do relógio. Como o smartwatch conta com suporte para conexão com os AirPods e outros fones de ouvido sem fio, tudo fica ainda mais simples. A nova versão do sistema operacional traz, ainda, suporte para sincronização offline de algumas plataformas de áudio, como Pandora, 10% Happier e Audible.

Siri aprimorada e mais novidades

A Siri foi aprimorada com a ajuda de aprendizado de máquina e a Apple promete uma assistente virtual ainda melhor no watchOS 5. Ela conta, agora, com atalhos mais “preditivos e proativos”, garante a desenvolvedora, para oferecer sugestões baseadas na forma como o smartwatch é utilizado. Além disso, apps de terceiros também podem contar com funções acionadas e gerenciadas por meio da assistente.

As notificações de aplicativos de terceiros também melhoraram e podem ser conferidas sem que ele em si seja aberto. Por fim, estudantes de algumas instituições de ensino dos Estados Unidos poderão usar o relógio da Apple para armazenar a sua identificação estudantil e fazer com ele tudo o que atualmente precisam fazer com um documento físico.

Disponibilidade

O watchOS 5 será disponibilizado para o Apple Watch Series 1 e modelos posteriores. Para usá-lo com iPhone é preciso ter um iPhone 5s ou superior rodando o iOS 12. O sistema chega oficialmente no terceiro trimestre de 2018.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.