WhatsApp Beta tem novidade para agilizar envio de fotos pelo app

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp Beta tem novidade para agilizar envio de fotos pelo app
Avatar do autor

O WhatsApp vem testando um recurso em sua versão Beta que promete agilizar ainda mais o envio de imagens pelo app. Atualmente, para enviar uma foto, você seleciona o arquivo, escolhe o destino entre as suas conversas do aplicativo e manda — só então a imagem sai, de fato, do seu dispositivo.

Com o novo recurso Predict Upload (livremente traduzido para Envio Preditivo), o WhatsApp “adivinha” quando você enviará uma imagem e manda o arquivo para os seus servidores assim que ele é selecionado. Por exemplo: você abre a tela de envio de imagem do WhatsApp e escolhe um arquivo e ele é imediatamente carregado na nuvem antes mesmo de você enviá-lo ao destinatário.

A ideia é que você não precise aguardar a transferência ao mandar o arquivo em si para o chat porque, quando for fazer isso, a foto já estará pré-carregada no servidor do WhatsApp. Com isso, o ícone do reloginho, que indica a imagem sendo enviada, deve sumir da sua vista em uma minúscula fração de segundo, com a foto chegando ao seu destino de forma mais ágil.

WhatsAppNesse ponto, a imagem é carregada nos servidores do WhatsApp e, então, entregue de forma imediata ao destinatário quando você a envia para a tela de conversa.

Dúvidas

Vale ressaltar que, ao ser carregada na tela de envio e edição de fotos do WhatsApp, a imagem é enviada em um servidor do aplicativo e não para o destinatário. Caso você realize alguma edição na foto, ela não é enviada no esquema do Predict Upload, mas no método convencional.

Segundo o site WABetaInfo, quando uma foto é descartada, ela é automaticamente apagada dos servidores do WhatsApp — ou seja, seus arquivos não utilizados não ficam guardados em lugar nenhum e aqueles enviados no chat contam ficam protegidos sob a criptografia de ponta a ponta do app.

A novidade suporte o envio imediato de até 12 imagens e está na versão Beta 2.18.61 ou superior do iOS e na Beta 2.18.156 ou superior do Android (na plataforma da Google, ela vem sendo liberada aos poucos).

Comentários

Conteúdo disponível somente online
WhatsApp Beta tem novidade para agilizar envio de fotos pelo app