Manifestações podem ser previstas por inteligência artificial no Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Manifestações podem ser previstas por inteligência artificial no Twitter

tecnologia de inteligência artificial tem um grande potencial positivo, mas também deixa muita gente preocupada com questões como privacidade e segurança, tendo como um dos maiores críticos ninguém menos que Elon Musk, a mente por trás da Tesla e da SpaceX. Recursos de IA capazes de identificar pessoas por imagens ou na internet podem ser usados para o controle popular e isso é um grave golpe nas liberdades individuais.

As redes sociais, por sua vez, têm funcionado como ótimas ferramentas para reunir pessoas em torno de causas e, muitas vezes, servem para organizar manifestações e protestos de diversas naturezas. Quando inteligência artificial e redes sociais se misturam com alguma intenção por trás disso, o resultado pode ser preocupante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em um futuro próximo, um sistema de inteligência artificial poderia prever, de acordo com o conteúdo das postagens no Twitter, se alguma manifestação violenta poderia estar prestes a acontecer

Uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Sul, mais especificamente pelo Brain and Creative Institute, usou um sistema de machine learning para analisar 18 milhões de tweets publicados durante os protestos de Baltimore, nos Estados Unidos, em 2015. Por meio disso, foi possível explorar a ligação entre as taxas de prisão e postagens relacionadas a questões que os usuários podem considerar certas ou erradas, entre outros problemas morais.

Minority Report?

Com isso, seria possível prever protestos violentos – aqueles em que há conflitos entre manifestantes e autoridades policiais. Isso porque esse “tweets morais” praticamente dobraram em quantidade nos dias em que, posteriormente, aconteceram confrontos entre a polícia e quem protestava nas ruas. Analisando o comportamento das pessoas no Twitter, os pesquisadores descobriram que quanto mais as pessoas moralizam as questões, mais violentas são as ações nas ruas.

Assim, em um futuro próximo, um sistema de inteligência artificial poderia prever, de acordo com o conteúdo das postagens no Twitter, se alguma manifestação violenta poderia estar prestes a acontecer. Essa tecnologia, porém, poderia ser usada de maneira autoritária para impedir protestos legítimos e violar os direitos de liberdade dos cidadãos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.