Um usuário encontrou uma falha bem curiosa enquanto testava o Android P em um smartphone Google Pixel. Ela envolve a barra de buscas localizada por padrão na tela inicial do sistema operacional e que serve tanto para procurar algo na internet como para encontrar informações armazenadas no próprio celular.

O problema aconteceu quando o usuário em questão procurava pelo site da banda inglesa The 1975, mas cometeu um erro de digitação e acabou pesquisando por ‘the1975..com’. Isso fez com que o Google exibisse as mensagens de texto que foram recebidas no aparelho, o que só deveria acontecer caso o usuário escrevesse ‘show me my text messages’ (mostre minhas mensagens).

Uma pesquisa.

A curiosidade foi postada no Reddit, em um fórum dedicado ao Google Pixel, o que resultou em mais gente procurando por outras frases que ativem o bug. A discussão acabou confirmando que a falha acontece em várias versões diferentes do Android, indicando que o problema deve estar no aplicativo do Google. Outro usuário descobriu que as mensagens também podem aparecer quando você busca por ‘vizela viagens’, o nome de uma agência de turismo em Portugal, o que só levantou mais dúvidas.

Embora seja curiosa por ser extremamente específica, a falha não aparenta trazer problemas de segurança para o sistema. Ao que tudo indica, ele está apenas reconhecendo o texto digitado como um comando para exibir as mensagens e só pode ser reproduzido por alguém com acesso ao aparelho desbloqueado.

Cupons de desconto TecMundo: