Google Maps ou Waze? Qual é o melhor aplicativo de navegação para celular?

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps ou Waze? Qual é o melhor aplicativo de navegação para celular?

Apesar de o aplicativo Waze ser propriedade da Google, não significa que cumpre as mesmas funções do Google Maps. O TecMundo comparou os principais serviços dos dois, procurando responder qual é o melhor GPS para usar no smartphone. De antemão, já avisamos que as necessidades do usuário são essenciais para determinar a opção certa.

1. Qual é o mais completo?

O Waze funciona bem, principalmente na cidade e para quem está de carro, mas o Google Maps oferece mais opções de modos de transporte. Ele traz opções para quem está a pé, de bicicleta ou de transporte público (informando rota, horários e até mesmo em que ponto descer, em alguns centros urbanos).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por ter uma maior base de dados, o Google Maps mostra detalhes dos locais procurados, como horário de funcionamento e telefone. Já o Waze permite que os usuários criem suas próprias páginas e as compartilhem.

2. Atualização em tempo real

Esse é o ponto mais forte do Waze. Ele permite que os usuários compartilhem quaisquer informações sobre a rota em tempo real; ficamos sabendo de acidentes, veículos parados, desvios, entre outros. O aplicativo também calcula a velocidade média de uma via quando o usuário passa por ela. Quando há trechos em obras nas cidades, resultando na necessidade de seguir outro caminho, a incorporação dos dados é rápida.

A agilidade e a consideração de todos esses fatores oferecem maior eficiência para encontrar uma rota melhor e escapar de engarrafamentos. Além disso, dá para confirmar os relatos enviados anteriormente pelos outros, atualizando a situação e tornando-a de conhecimento dos outros motoristas.

3. Navegação offline

Só o Google Maps permite fazer download de uma área do mapa para acessá-la no caso de não haver conexão com a internet. A ferramenta é útil, especialmente em viagens, já que nem sempre o usuário está ligado à rede. O Waze baixa automaticamente a rota quando se inicia a navegação, mas não é possível utilizá-la mais tarde.

Em resumo, o Google Maps é o melhor GPS se o usuário precisa ter acesso a dados de outros meios de transporte além do carro ou navegar offline; ele é mais versátil nesse sentido. Já o Waze é uma ótima opção para quem está no seu veículo e necessita de informações em tempo real sobre a situação nas ruas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.