De acordo com informações do Android Police, o Google Lens começou a funcionar em uma série de novas localidades e idiomas, incluindo o português e o Brasil. Caso essa ferramenta já esteja liberada para o seu dispositivo, você poderá usar a câmera do seu smartphone para identificar objetos do mundo real, inclusive produtos em prateleiras para buscar preços correspondentes na internet, e também identificar lugares, pontos turísticos, obras de arte, e por aí vai.

Contudo, ao que parece, apenas os usuários do app Beta da Google estão recebendo essas novidades por enquanto e, mesmo entre eles, essa distribuição está sendo gradual. Dessa maneira, se você ainda não tem o ícone de câmera no seu Google Assistente ou Google Fotos, vai ter que esperar mais um pouco.

androidpolice

Além do português brasileiro, o Google Lens está começando a ser distribuído também em francês, alemão, italiano e espanhol. Há vários relatos de uso do recurso no Brasil, na Alemanha e na Itália, mas não o suficiente para dizer que o recurso está sendo largamente liberado para os usuários. A Google também não confirma essa distribuição oficialmente. Durante a Google I/O 2018, a empresa disse apenas que o Lens seria lançado nesses idiomas citados ainda em maio. Só que, ao que parece, essa promessa era apenas para uma fase beta, e não um lançamento propriamente dito.

Seja como for, para usar o Google Lens, você deve acessar o Google Assistente apertando e segurando o botão home do seu smartphone. Na janelinha que aparecer no fundo da tela, ao lado direito, deve aparecer um ícone de câmera. Clicando ali, você poderá fotografar qualquer coisa e obter resultados no Google sobre aquilo. Se não houver nenhum ícone novo, é porque você ainda não pode usar o Lens.

google lens

Possibilidades

Reconhecimento de textos - Copiar texto de receitas, códigos de vale-presente ou senhas de Wi-Fi, em seu telefone. Ou, por exemplo, caso você vá a um restaurante e queira saber qual é determinado prato no cardápio, é só usar o Google Lens para ver uma foto dele.

google lens

Combinação de estilo - se um item de decoração ou uma peça de roupa chamar sua atenção, você poderá abrir o Lens e obter informações sobre esse item específico, como resenhas, e também ver as coisas em um estilo semelhante ao que você gostou.

google lens

Lens em tempo real - ela é capaz de divulgar informações de forma proativa instantaneamente e linkar às coisas que você vê. Você poderá navegar pelo mundo ao seu redor apenas apontando sua câmera.

google lens

De acordo com a Google, “aparelhos selecionados” de marcas como LG, Motorola, Xiaomi, Sony, Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ e Asus terão integração com o Google Lens direto no app de câmera. Não sabemos, contudo, quais modelos exatamente vão receber a novidade.

Cupons de desconto TecMundo: