E se as câmeras de segurança de uma praça ou de um aeroporto fossem capazes de identificar você apenas pela forma como você caminha? Em breve, isso será possível graças à nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Chamada de SfootBD, ela consegue ser até 380 vezes mais precisa do que outras iniciativas de biometria comportamental e se aproveita do fato de que cada ser humano tem um jeito específico de caminhar.

“Cada ser humano executa, aproximadamente, 24 fatores e movimentos distintos quando caminha e o resultado disso é que cada indivíduo tem um padrão único e singular de caminhar”, informa Costilla Reyes, professor e chefe da equipe de pesquisa que desenvolveu a nova tecnologia. A pesquisa foi apresentada na publicação científica IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence.

O método desenvolvido pelo grupo de Reyes utiliza inteligência artificial para analisar informações de 20 mil passos de 120 pessoas diferentes. O software conta com uma rede neural residual profunda e é capaz de avaliar a pressão aplicada pela pegada, algo bastante complicado devido às diversas variações. Complementam o sistema o uso de câmeras de alta resolução e um piso capaz de identificar pressão.

99% preciso

O impressionante aqui é que os testes controlados, a precisão do novo sistema superou os 99%. Os cientistas criaram três ambientes para simular: posto de controle em aeroportos, locais de trabalho e residências. Até mesmo um grupo de impostores foi avaliado para verificar a capacidade da IA em identificar pessoas tentando se passar por outras. O resultado foi uma avaliação precisa em 99,3% das vezes, com uma taxa de erro de apenas 0,7%.

Como o sistema utiliza um piso especial e as câmeras de alta resolução, a sua aplicação em larga escala demanda mais intervenções em um ambiente do que apenas a instalação de câmeras de vigilância com reconhecimento facial, por exemplo. Apesar disso, o como sistema todo é discreto e altamente preciso, é bem provável que seu uso em ambientes públicos seja considerado por autoridade de grandes cidades ao redor do mundo.

Cupons de desconto TecMundo: