Problema no Windows 10 após atualização? Avast pode te ajudar

3 min de leitura
Imagem de: Problema no Windows 10 após atualização? Avast pode te ajudar
Imagem: windowscentral

Depois que a Microsoft começou a liberar a grande atualização de abril de 2018 para o Windows 10, milhares de usuários dos softwares de segurança da Avast começaram a relatar problemas em seus PCs. De acordo com eles, os computadores mostram diversas mensagens de erro, não conseguem mais se conectar à internet, entre outros. Inicialmente, não parecia haver uma solução a não ser formatar a máquina, mas agora a Avast conseguiu identificar o que há de errado e explicou como resolver a situação.

Dessa forma, se você usa algum software da Avast e atualizou seu PC entre o fim de maio e esta semana, os problemas que você talvez esteja enfrentando podem ser resolvidos com os passos a seguir. O procedimento também deve resolver incompatibilidades com outros softwares e erros durante a atualização.

O que eu preciso

Para fazer isso, contudo, você vai precisar de um pendrive com 8 GB ou mais de espaço em disco para criar uma unidade instalação/recuperação do Windows 10. Para isso, entretanto, será necessário usar outro computador que não esteja passando pelos mesmo problemas que o seu. O processo por completo deve durar uma hora.

Os passos a seguir foram traduzidos para o português sem que pudéssemos simular o procedimento em um PC brasileiro. Por isso, o nome das opções pode ser ligeiramente diferente do que você talvez vá encontrar. Caso você queira garantir que não vai encontrar surpresas desse tipo, é possível conferir os passos em inglês como publicados pela própria Avast aqui. Sem mais delongas, vamos começar.

  • Passo 1: ligue o computador problemático
  • Passo 2: Na tela azul, escolha seu teclado e idioma de preferência
  • Passo 3: Na próxima tela, escolha “Usar outro sistema operacional”
  • Passo 4: Em seguida, selecione a segunda opção que aprece na tela, “Windows 10 no volume X” (X sendo qualquer número).
  • Passo 5: Aguarde o computador ser iniciado até chegar à área de trabalho. Pode ser necessário digitar senha ou PIN para que isso aconteça. Segunda a Avast, esse processo pode ser bem demorado, enquanto a “atualização” é preparada.
  • Passo 6: Assim que a Área de trabalho aparecer ou tentar aparecer, feche todas as mensagens de erro que forem mostradas.
  • Passo 7: Em outro PC, acesse https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 ou www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10
  • Passo 8: Clique em “Baixar a ferramenta agora” ou “Download tool now”.
  • Passo 9: Execute essa ferramenta e siga os passos indicados para criar uma unidade USB para instalação do Windows naquele pendrive de 8 GB que você separou. Esse procedimento deleta todos os dados do pendrive. Você ainda tem que ficar atento para a versão do seu sistema. Se seu PC problemático for 64-bit (o mais provável), você terá que selecionar essa opção na criação da unidade USB. Se for, 32-bit, use a 32-bit.
  • Passo 10: No PC problemático, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte vazia da Barra de tarefas, no fundo da tela, e escolha “Gerenciador de Tarefas”. Quando ele for aberto, toque em “Mais detalhes”.
  • Passo 11: Plugue o pendrive criado no outro PC ao seu dispositivo problemático.
  • Passo 12: No topo dessa janela, escolha “Arquivo” e selecione “Executar nova tarefa”.
  • Passo 13: Nessa nova pequena janela, marque a opção “Criar esta tarefa com privilégios de administrativos” e clique em “Procurar…”.
  • Passo 14: Navegue até o pendrive plugado no passo 11 e escolha o arquivo “setup.exe”.
  • Passo 15: Execute esse arquivo e siga os passos para “Atualizar” o Windows. Desmarque as caixas para “Procurar novas atualizações” e para “Ajude a deixar essa versão melhor”. Caso esse processo lhe pergunte o que você deseja guardar ou salvar dos seus arquivos e programas, escolha salvar tudo.
  • Passo 16: Depois de confirmar todas as caixas de diálogo para completar essa atualização, você terá que esperar o processo terminar sozinho, o que pode demorar um bocado. Depois que for finalizado, o PC deve voltar ao normal, talvez necessitando alguma reinicialização ou login da Conta Microsoft.

Se esse procedimento não lhe ajudar, provavelmente não foi o Avast que causou problemas na sua atualização do Windows 10. É possível conferir mais detalhes em inglês aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.