Android P vai permitir troca fácil de perfil pessoal para corporativo

2 min de leitura
Imagem de: Android P vai permitir troca fácil de perfil pessoal para corporativo
Imagem: Android P Beta

A Google anunciou no início do mês a nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android P, que promete vários recursos interessantes, entre eles interfaces que se adaptam mais facilmente, navegação por gestos e outras ferramentas. Agora, a companhia detalha um pouco mais como funciona a mudança de perfis, das contas pessoais para as corporativas.

Os apps passarão a ter uma aba dedicada no launcher, deixando-os em destaque e evitando que você confunda as versões “normais” com as de trabalho — estas serão identificadas com uma maletinha azul ao lado do ícone. Como a Gigante das Buscas vem disseminando a ideia de “bem-estar digital”, ela também agregou um botão para que o “Modo Corporativo” seja desligado com apenas um toque. E isso inclui suas notificações, uso de dados e tudo o que estiver relacionado.

ANDROID P

Assim como já faz o Google Tasks, os desenvolvedores poderão criar uma forma de alternar os perfis nos próprios softwares, sem que você tenha que ir até a tela inicial e reiniciar o programa para outro fim. Aliás, essas mudanças também inspiraram a companhia a suportar múltiplos usuários em um único aparelho, apenas com a troca de credenciais — o que é uma boa no caso do uso de um smartphone comunitário, por exemplo.

android p

Modo “quiosque” com mais habilidades

Muitas empresas utilizam dispositivos Android como terminais para pagamento, assinatura digital, central de informações e outras maneiras de se comunicar e autenticar interações. O Android P terá uma tela especial para o “modo quiosque”, especialmente desenvolvido para esses fins. Isso vai ajudar bastante as companhias que, para essas tarefas, só podiam oferecer um app para cada finalidade.

Segurança também foi melhorada, com mais recursos para os administradores dos dispositivos

Por exemplo, se um restaurante quiser utilizar a plataforma para mostrar o menu, vai poder também deixar outros softwares à disposição, para o cliente acertar sua conta, visualizar um mapa na saída e pedir um táxi, tudo na mesma seção. Assim, não é mais necessário que estabelecimentos criem versões customizadas e os administradores dos dispositivos podem controlar melhor as informações, notificações e uso de dados.

Para encerrar a rodada de novidades, a Google também reforçou seu esquema de segurança. O novo sistema operacional deve oferecer aos profissionais responsáveis pela tecnologia de empresas a possibilidade de exigir diferentes PINs e regras de tempo de uso para contas distintas. Conjuntos de aplicações passarão a trabalhar com chaves e certificados para evitar o acesso indevido aos recursos de ambientes corporativos e o próprio Android P terá ações de prevenção de compartilhamento de informações de trabalho com as pessoais.

android p

O Android P Beta está atualmente disponível para 11 aparelhos. Para saber se o seu é compatível e onde baixar, é só visitar a página android.com/beta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.