Chrome OS aprimorado com suporte para Gboard, atalhos de apps e função PiP

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS aprimorado com suporte para Gboard, atalhos de apps e função PiP

Em apresentação voltada a desenvolvedores de aplicativos Android, no Google I/O, representantes da equipe do Chrome OS revelaram as últimas novidades e esforços para aprimorar o funcionamento de apps no sistema operacional. A possibilidade de utilizar o Gboard nos aparelhos equipados com o Chrome OS é um dos destaques. Outro é, com a chegada do Android P, a adição do recurso Picture in Picture, que permite a execução de vídeos minimizados enquanto se usam outros apps.

A Google tem se empenhado na maturação do Chrome OS, o que pode ser notado com outros esforços recentes para abrir o caminho para o Android: melhorias no suporte de touchscreen e alerta de notificações, entre outras adaptações. Já na versão 69, uma das características que talvez mais agradem ao público é a inclusão de suporte para Gboard.

1

Com o teclado, claro, estão incluídos todos os GIFs, stickers e emoji com os quais o público está tão habituado. Mais do que isso, a expectativa é de que o Gboard traga uma experiência de digitação superior, principalmente levando em conta que cada vez mais são usadas máquinas funcionando apenas com touchscreen.

Os aplicativos do Chrome OS ficarão ainda mais próximos dos do Android com outra novidade interessante: a adição de atalhos para apps. Ao pressionar continuamente (ou ao clicar com o botão direito), um popup parecerá com notificações, ações e controle do sistema, de modo semelhante ao que já ocorre no Android.

2

Para fechar, o modelo Chrome OS 69 chegará também com melhorias em sistema de áudio, com adição de USB multicanal, AAudio e MMAP. A sincronicidade e a qualidade desses recursos foram demonstradas com a apresentação de um DJ (assista aqui) operando um app no Chromebook.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.