menu
Logo TecMundo
Software

Nova inteligência artificial da Google pode ter superado Teste de Turing

Google Duplex consegue conversar com uma pessoa ao telefone de forma muito parecida com um ser humano

schedule10/05/2018, às 07:56

Nova inteligência artificial da Google pode ter superado Teste de TuringFonte: News4C

Imagem de Nova inteligência artificial da Google pode ter superado Teste de Turing no tecmundo

O evento para desenvolvedores Google I/O 2018 trouxe uma série de novidades e uma das que mais chamaram a atenção foi a inteligência artificial (IA) com aprendizagem de máquina, chamada Google Duplex. Saca só: a assistente digital ligou para um salão e agendou com uma pessoa, de forma muito natural, um corte de cabelo — com direito ao jeitinho espontâneo de responder às questões, até com um “u-hum”. Que bruxaria é essa? Veja, a partir de 1m12s:

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A novidade é tão empolgante que muita gente mundo vem cravando que ela conseguiu superar o Teste de Turing, a avaliação criada por Alan Turing, o conhecido pai da computação. O exame, desenvolvido nos anos 50, consiste em observar a capacidade de uma máquina em exibir um comportamento equivalente ao de um ser humano.

Tudo bem que ainda não há uma comprovação científica para isso, contudo, é bem provável que a IA da companhia de Mountain View tenha mesmo superado a marca histórica. A empresa por enquanto nem vem se gabando por isso e apenas descreve o sistema como “uma nova tecnologia para conduzir naturalmente os diálogos para realizar tarefas do mundo real via telefone”.

A coisa toda fica mais interessante pelo fato da Google dizer que está ajustando o projeto, de forma que pareça ainda mais orgânico. A previsão é de que chegue nas próximas semanas para todos os aparelhos que possuam o Google Assistente. E você, também confundiu o computador com uma alguém “de verdade”? Acha que está próximo do real? Comente ali!