Se você tivesse que adivinhar qual foi o app mais baixado na App Store da Apple no primeiro trimestre deste ano, qual título popular você chutaria? Provavelmente você pensaria em coisas como WhatsApp, Facebook ou Instagram. Mas fique sabendo que nenhum deles está no top 3 de mais baixados da App Store no momento segundo um levantamento da Sensor Tower. No topo da lista, temos uma ferramenta social chamada “Tik Tok” que é absurdamente popular na China.

Por conta da grande base de usuários do iPhone que a Apple tem por lá, o que faz sucesso na China influencia os números globais da App Store. Só nos primeiros três meses de 2018, o Tik Tok foi baixado mais de 45 milhões de vezes de acordo com a Sensor Tower. Segundo dados da Jiguang, 14% de todos os usuários de smartphone (Android ou iOS) na China usam o Tik Tok, que por lá se chama “Douyin”.

sensortowerApps mais baixados na App Store da Apple entre janeiro e março de 2018

Mas o que é esse app superpopular afinal? Trata-se de uma ferramenta que funciona basicamente como o Musical.ly, que é mais conhecido no ocidente. Ambos pertencem à mesma startup chinesa e são remanescentes musicais do antigo DubSmash. No Tik Tok, você consegue gravar vídeos de até 15 segundos dublando ou dançando alguma música popular. Além dos filtros, dá para criar vários movimentos de câmeras, cortes e retomadas par fazer a o clipe ficar mais interessante para os espectadores.

É possível então adicionar um monte de filtros criativos e aí publicar na rede social criada dentro do app. Confira essa coleção de dublagens populares feitas na plataforma.

O app também é popular no Android por lá, mas como a Play Store não funciona na China, as consultorias precisam fazer estimativas de vários repositórios, o que acaba não gerando números muito precisos.

Cupons de desconto TecMundo: