Já pensou em uma inteligência artificial criando poesias?

1 min de leitura
Imagem de: Já pensou em uma inteligência artificial criando poesias?

Mesmo que você não seja muito fã de literatura, é bem provável que já tenha visto alguma obra dos poetas que divulgam seus textos pela web afora. Agora, há mais um autor improvável produzindo trabalhos: uma inteligência artificial. Acha que não seria possível?

Confira os versos abaixo: 

o sol está brilhando

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

o vento move

árvores nuas

você dança

Esse projeto é uma obra dos pesquisadores da Universidade de Kyoto junto dos da Microsoft, e a IA já começou a produzir resultados, como o poema que você viu acima. Para que o texto fosse gerado, o sistema teve contato com milhares de imagens acompanhadas de descrições e poesias escritas por pessoas.

1

Assim, o algoritmo conseguiu a aprender a associar as imagens e o texto, trabalhando também os padrões de rimas e outras características textuais que fazem os poemas serem o que são – por exemplo, a associação de cores e imagens a sentimentos e metáforas. 

Claro que, como é uma inteligência artificial produzindo, é compreensível que haja alguns versos bem fracos. Porém, outros são muito bons! Além disso, é importante lembrar que esse foi um belo passo na criação de uma inteligência artificial que consiga utilizar a linguagem humana com eficiência.

2

Para tirar qualquer sobra de questionamento da qualidade do conteúdo, os pesquisadores mostraram os poemas para estudiosos da área da poesia e leigos no assunto para ver se eles iriam perceber o que foi produzido pelo sistema. Os entendidos da área notaram os poemas da IA com mais facilidade, mas em geral os dois grupos identificaram melhor os poemas feitos por humanos do que aqueles escritos pela IA – ou seja, foram enganados direitinho pelo sistema!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.