A Microsoft está fazendo as últimas preparações para o lançamento da nova grande atualização do Windows 10. Na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, a empresa vai liberar a “Windows 10 April 2018 Update” e ela estará recheada de novidades bem interessantes. Mas quais são as que mais vão impactar no seu ritmo de trabalho?

A lista que você confere a seguir traz cinco grandes recursos que a Microsoft vai entregar gratuitamente para os usuários do Windows 10 nos próximos dias.

5. Ditar texto

Esse novo recurso vai utilizar a tecnologia de reconhecimento de voz da Microsoft para permitir que você dite textos, anotações, lembretes ou mesmos buscas no seu navegador. Depois de instalar a nova atualização em seu PC, você só precisará colocar o cursor dentro do Word — ou de qualquer outra caixa de texto do sistema, de outros programas ou mesmo do browser — e pressionar “Windows+H”.

Em seguida, um microfone aparecerá, indicando que você pode começar a ditar seu texto. Enquanto você fala, o recurso começa a traduzir tudo isso em texto, dentro do campo em que você colocou o cursor anteriormente.

4. Focus Assist

Essa ferramenta é basicamente um modo “Não perturbe” que você provavelmente já viu em seu smartphone. A novidade permite silenciar todas as notificações de qualquer aplicativo. Contudo, é possível personalizar esse modo Focus Assist para deixar passar mensagens importantes de pessoas específicas.

3. Windows Timeline

Windows Timeline é um recurso muito aguardado pelos usuários mais existentes da plataforma da Microsoft. Com essa novidade, o Windows vai lembrar de tudo o que você fez no PC ou no smartphone (Android ou iOS - dentro do Edge) e montar uma linha do tempo dos últimos 30 dias. Assim, você poderá apertar Windows+Tab e ver todas as janelas que você tem abertas no momento, bem como as que você abriu e fechou ontem ou nas últimas semanas. É uma ótima forma de retomar trabalho em apresentações, documentos ou mesmo achar pesquisas na web que você iniciou há algum tempo.

2. Atualizações silenciosas

Mas uma das melhores novidades, sem dúvida, é o novo sistema de atualizações do Windows 10. A partir de agora, o sistema não apenas fará o download das atualizações em segundo plano, mas também vai instalar tudo sem interromper o usuário. Depois disso, será necessário apenas reiniciar o computador para aplicar as modificações, sem ter que esperar uma eternidade para o Windows voltar a estar disponível. Segundo a Microsoft, as atualizações só interromperão o usuário quando for absolutamente necessário.

1. Nearby Sharing

Apesar de ter atualizações do Windows da mesma forma como a Google as entrega no Chrome OS ser uma oferta tentadora, o que mais me agrada nessa nova versão do SO da Microsoft é o "Nearby Sharing". Esse recurso deve funcionar essencialmente como um AirDrop da Apple , só que mais completo e mais abrangente. Será possível enviar arquivos, contatos, links e vários outros tipos de conteúdo de um dispositivo ao outro, sejam eles PCs, tablets ou smartphones de uma forma bem simplificada.

A tecnologia vai funcionar através de Bluetooth e WiFi, e os receptores dos conteúdos terão que aceitar receber qualquer que seja o elemento que está sendo enviado.

Mais

Fora essas cinco novidades, há também incontáveis melhorias de segurança no Windows, bem como novidades na Cortana e no navegador Edge. Portanto, fique de olho na próxima segunda-feira (30) no seu Windows Update. Para atualizar seu PC, basta clicar no menu Iniciar e, em seguida, tocar no ícone da engrenagem para ir às configurações do sistema. Nessa tela, a última opção será “Atualização e Segurança”. Depois de clicar nisso, toque em “Verificar se há atualizações”.

windows

Caso a Microsoft já tenha liberado a novidade para você, ela começará a ser baixada imediatamente. É importante também que você já tenha todas as demais atualizações instaladas. Caso contrário, elas devem aparecer primeiro e atrasar a chegada dessa outra que é cheia de novidades reais.

Cupons de desconto TecMundo: