Com RJ finalmente aderindo, CNH Digital já é aceita em todo o Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Com RJ finalmente aderindo, CNH Digital já é aceita em todo o Brasil
Imagem: b9

O Detran do Rio de Janeiro anunciou hoje (26) que já começou a implantar no estado a CNH Digital. O departamento de trânsito fluminense foi o último a aderir à novidade e, com isso, o app da carteira nacional de habilitação agora é aceito em todo o Brasil.

A chegada do Rio de Janeiro à CNH Digital é especialmente interessante porque o prazo dado pelo Denatran — o departamento nacional de trânsito — para que todos os estados passassem a utilizar o recurso era até o dia 1° de julho. Isso significa que a implementação terminou mais de um mês antes do que era previsto incialmente.

O app da CNH Digital, entretanto, não tem alcançado as expectativas dos condutores brasileiros. Na Play Store da Google, por exemplo, a nota média do app é de apenas 2,7 estrelas, considerada baixa para os padrões de apps do Android.

cnh digital

Contudo, a maior parte das reclamações parece ter a ver com o processo de cadastro. Isso porque você não pode simplesmente instalar o app e começar a utilizar. Em alguns estados, é necessário comparecer a um posto de atendimento do Detran local para atualizar dados cadastrais, como email e telefone celular.

CNH Digital só funciona com os condutores que já possuem uma versão recente da CNH de papel, aquela que tem um código QR na traseira

Fora isso, a CNH Digital só funciona com os condutores que já possuem uma versão recente da CNH de papel, aquela que tem um código QR na traseira. Todos os motoristas receberão essa nova versão do papel assim que fizerem a renovação do documento, mas é possível pedir uma segunda via a qualquer momento para acelerar o processo. Novamente, para fazer isso, em alguns estados, é necessário comparecer a um posto de atendimento do Detran local para pedir uma segunda via.

Quem já tem uma CNH de papel com código QR e usa o Certificado Digital da Receita Federal pode atualizar seus dados no Detran de qualquer estado sem precisar ir a um posto de atendimento físico. Você pode conferir mais informações ou começar o seu cadastro para uso da CNH Digital aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.