Função 'Não Perturbe ao Dirigir' mostra eficácia para trânsito mais seguro

1 min de leitura
Imagem de: Função 'Não Perturbe ao Dirigir' mostra eficácia para trânsito mais seguro

Uma preocupação muito atual em torno da segurança no trânsito é quanto ao uso do celular simultaneamente ao ato de dirigir. Uma pesquisa norte-americana conseguiu detectar um tímido avanço nessa questão, ao medir o impacto da função "Não Perturbe ao Dirigir" em celulares. A coleta de dados foi feita com usuários do app EverDrive, que tem por objetivo monitorar e aperfeiçoar a experiência de condutores.

A função "Não Perturbe ao Dirigir" foi lançada junto com o iOS 11, em setembro do ano passado. Ela bloqueia notificações quando se dirige, garantindo maior atenção do motorista. A configuração pode ser ativada de três formas: manualmente, a cada vez; em modo automático (percebe o movimento, com sensores); e por conexão com Bluetooth, no veículo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

O relatório da seguradora EverQuote mostrou que 92% dos motoristas admitem usar o celular enquanto dirigem. Em um percurso com tempo médio de 21 minutos, um motorista usaria seu celular por 88 segundos.  Porém, a pesquisa aplicada com mais de 500 mil motoristas também mostrou que o uso do celular ao dirigir já teve declínio de 8% entre aqueles que usam o “Não Perturbe”. Um resultado ainda tímido, mas de muita importância.

Já outra pesquisa feita com 939 usuários do EverDrive revelou que uma quantidade expressiva de pessoas não conhece o recurso (41%). Entre aqueles que utilizam a opção, 75% acreditam que ela os torna motoristas mais cautelosos e responsáveis. Nessa amostragem, os motoristas também alegaram que, caso Apple e Android não tivessem o recurso, um em cada três buscaria algum aplicativo que o substituísse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.