Quando foi lançada em setembro do ano passado, a nova App Store, redesenhada para a chegada do iOS 11, tinha como maior foco oferecer mais visibilidade para os desenvolvedores, assim como a descoberta de opções. De acordo com um estudo da firma de tecnologia Sensor Tower, a proposta parece ter dado certo: houve alta de até 800% em downloads de softwares em destaque.

A pesquisa foi realizada de setembro de 2017, quando houve o realinhamento da loja virtual da Maçã, até esta semana. Durante esse tempo iPhones estadunidenses baixaram 802% a mais as opções presentes na seção “Game of the Day” (“Jogo do Dia”), em comparação com uma semana antes do início do estudo.

Já “App of the Day” exibiu crescimento de 685% e o cantinho do “App Store Stories” subiu 222%. Veja abaixo:

pesquisa app store

Nova loja favorece grandes nomes

O Sensor Tower afirma que, comparada à Play Store, a nova App Store tem conseguido mais impacto em seu apps em destaque. Isso porque a loja da Apple tem se tornado muito mais uma publicação com curadoria de aplicativos do que um marketplace.

Quem mais se beneficia desse modelo são os grandes estúdios e empresas, como Electronic Arts, Warner Bros., Square Enix, Gameloft e outras companhias que possuem múltiplos apps, anúncios e atualizações — o que naturalmente chama a atenção dos consumidores. E a Apple também se dá bem com isso, claro, porque assim sua receita sobe consideravelmente, não somente com publicidade, mas com vendas embutidas, assinaturas e downloads pagos.

pesquisa app store

Uma parte considerável, mas ainda pequena, de programadores considerados pequenos, com menos de 10 mil downloads, também vem recebendo atenção. A expectativa é de que, em breve, a Maçã também passe a olhar com mais carinho para os indies.

Cupons de desconto TecMundo: