Spotify está testando mixagem automática de músicas em playlist

1 min de leitura
Imagem de: Spotify está testando mixagem automática de músicas em playlist
Avatar do autor

Spotify está testando uma funcionalidade que mixa as músicas de uma playlist quando elas são reproduzidas em ordem aleatória. A empresa não anunciou a novidade oficialmente, mas ela foi percebida pelo site Music Ally e pode ser testada no aplicativo para desktop do serviço de streaming de músicas.

Essa nova função é diferente da transição gradual entre faixas que está disponível no serviço há mais tempo. Ela parece ser pensada especialmente para listas de música eletrônica, combinando o ritmo do final de uma música com o início de outra para que você possa reproduzir tudo sem nenhum segundo de intervalo entre elas. O vídeo abaixo mostra um exemplo do resultado final.

É possível que o Spotify esteja utilizando a tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Pacemaker, empresa que tem um histórico de fazer parcerias com o serviço. Ela desenvolve o aplicativo Pacemaker DJ, focado exatamente na criação de mixtapes e combinações de faixas.

No entanto, também existe a possibilidade de que a companhia tenha desenvolvido sua própria solução interna. Perguntado por mais detalhes sobre o caso, o Spotify disse apenas que “está sempre testando novos produtos e experiências, mas não tem nenhuma novidade para anunciar no momento”.

Se você quiser ouvir como funciona a novidade, basta executar essa playlist com a ordem aleatória ativada e a transição entre músicas desligada nas configurações. Aparentemente, ela só vai funcionar em algumas listas especificadas pelo próprio Spotify.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Spotify está testando mixagem automática de músicas em playlist