Alphabet X quer aprimorar agricultura com inteligência artificial

1 min de leitura
Imagem de: Alphabet X quer aprimorar agricultura com inteligência artificial

O laboratório “X” da Alphabet, antes conhecido como Google X, está estudando solucionar alguns problemas relativos à escassez de comida ao redor do mundo. O líder Astro Teller explicou em evento que, apesar de ainda estarem nos estágios iniciais do projeto, técnicas de machine learning serão exploradas nesta direção, especialmente o uso de inteligência artificial na agricultura.

O laboratório de "moonshots", como chamam os projetos ousados de tecnologia inovadora, pertence ao conglomerado Alphabet. Sem entregar detalhes, seus representantes falaram sobre os planos no evento EmTech Digital 2018, cuja cobertura se encontra no site MIT Technology Review. Mesmo sem muitas informações por enquanto, sabe-se que robôs e drones terão participação na iniciativa da X.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Farm

A motivação da X para solucionar problemas da produção de alimentos nasce da mudança climática e do complexo cenário que ela apresenta aos agricultores. Algumas produções, como a do café, já sofreram interrupções por esse motivo, sem contar que o aquecimento do planeta cria desafios para a previsão de tempo e pestilência no cultivo. Resta esperar para ver se a X conseguirá trazer soluções no longo prazo para a agricultura, lembrando que a empresa já teve esforços não tão bem-sucedidos na área.

Um de seus projetos prometia "acabar com a fome no mundo" e tinha como base a ideia da agricultura vertical. Com o cultivo na vertical e não em campos (na horizontal), vários benefícios foram apontados, como economia de espaço, água e custos de transporte (já que tudo poderia ser feito na região urbana). Infelizmente, o projeto foi abandonado após a X não conseguir cultivar certos tipos de grãos, como arroz, em estrutura vertical.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.