Facebook Lite, Messenger Lite, Twitter Lite, Skype Lite e vários outros. Existem diversas versões “mais leves” de apps conhecidos e mundialmente utilizados, mas muitas das pessoas que poderiam se beneficiar da sua economia de recursos do sistema e de dados móveis simplesmente nunca ouviram falar dessas alternativas. A Google pretende mudar isso e está implementando uma novidade na Play Store.

Essa recomendação só vai acontecer em smartphones mais básicos, que realmente precisam desses apps lite

Agora, a loja vai recomendar que um usuário prestes a instalar o Facebook tradicional em seu celular instale, em vez disso, o Facebook Lite, por exemplo. Ao que parece, essa recomendação só vai acontecer, contudo, em smartphones mais básicos, que realmente precisam desses apps lite. Dessa forma, imagino que celulares intermediários, intermediários premium e top de linha não vão receber nenhuma recomendação do gênero.

Mesmo assim, ainda não existe nenhum posicionamento oficial da Google a esse respeito, e pode ser que, eventualmente, todos nós recebamos recomendações de versões básicas de apps para o Android, seja em smartphones básicos ou em avançados.

É interessante destacar, entretanto, que muitos desses apps Lite ou mesmo os apps “Go” da Google não estão disponíveis no Brasil. Ao que parece, o grande foco dessas ferramentas é mercados asiáticos como Índia, China e Indonésia, onde aparelhos de entrada são mais populares que os intermediários. Nessas localidades, a internet móvel ainda pode ser mais cara.

Se você tem um smartphone de entrada em suas mãos, é possível que a Play Store passe a fazer recomendações “econômicas” quando você for instalar algum app famoso. Ao tocar no aviso, o usuário é levado diretamente para a página de instalação do software mais básico, na qual pode conferir mais detalhes e fazer o download. Não sabemos se essas recomendações já acontecem no Brasil nem quando elas podem aparecer por aqui.

Cupons de desconto TecMundo: