App com fotos enviadas por usuários ajuda NASA a otimizar os seus satélites

1 min de leitura
Imagem de: App com fotos enviadas por usuários ajuda NASA a otimizar os seus satélites

O mais novo projeto desenvolvido pela NASA contará com ajuda de participantes de todo o planeta. Trata-se de um aplicativo capaz de armazenar e enviar fotografias de nuvens de todas as partes dos planetas.

Aplicativo da NASA para fotografar nuvens

Por trás da interação estão os principais estudos na NASA acerca das mudanças climáticas. Para entendê-las, compreender melhor a movimentação das nuvens é extremamente importante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A grande questão é que os satélites utilizados para essa finalidade específica muitas vezes não conseguem distinguir nuvens de outros objetos, sobretudo quando elas estão sobre uma superfície coberta por neve. Além disso, quando a camada de nuvem é muito fina, a captura da imagem exata se torna imperceptível.

1

O aplicativo desenvolvido especialmente para esta operação é capaz de sincronizar a imagem capturada pelo usuário e pelo satélite de modo simultâneo. Ao sincronizar a captura das imagens dos dois ângulos diferentes, o satélite é capaz de se certificar se o objeto mirado é realmente uma nuvem.

Como enviar fotos de nuvens com o app da NASA

As imagens podem ser enviadas até o dia 15 de abril utilizando o aplicativo GLOBO Observer. A época é bastante estratégica e particularmente importante, pois se trata de um período de transição entre as estações do ano, no qual a movimentação das nuvens pode apontar informações essenciais.

2

A NASA usará as imagens enviadas também para avaliar os dados que estão sendo processados pelo satélite mais novo da equipe, lançado em novembro do ano passado.

Caso o usuário consiga sincronizar uma foto sua com a do satélite, a NASA entrará em contato via email dentro de uma semana, mostrando as duas imagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.