Bug permite que Siri leia suas notificações escondidas da tela de bloqueio

1 min de leitura
Imagem de: Bug permite que Siri leia suas notificações escondidas da tela de bloqueio
Imagem: CNet

Um leitor do site MacMagazine revelou ter encontrado uma falha no funcionamento de Siri que pode colocar mesmo suas mensagens mais privativas em risco. Isso porque a tal brecha de segurança permite que qualquer um utilize a assistente do iOS para ter acesso a todas as suas notificações mais recentes – incluindo aquelas que deveriam estar escondidas.

A falha, descoberta por Danilo Finardi, infelizmente ocorre de maneira extremamente simples e afeta todas as versões mais recentes do sistema da Apple. Basta dizer algo como “E aí, Siri, leia as minhas notificações” para que ela leia todas as últimas novidades, ignorando se alguma delas pertence a um app que só exibe avisos quando seu aparelho está desbloqueado – o que também significa que ela passa por cima do seu Face ID ou Touch ID.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Curiosamente, o único tipo de notificação que se safou dessa foi o Mensagens nativo do iOS. Pelo visto, isso é resultado do fato de o sistema não reconhecer mensagens como notificações; com isso, a única opção que resta é pedir que a Siri leia as mensagens em si, e essa função está devidamente protegida pela autenticação comum.

Como você provavelmente imagina, o MacMagazine já enviou um relatório de bug à Apple. Agora é esperar que a falha seja resolvida o quanto antes e evitar o uso da plataforma enquanto ela não é corrigida – ou desativar o funcionamento da Siri na tela de bloqueio, só por precaução.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.