Software medindo e comparando características dos rostos (Fonte da imagem: Divulgação PLoS-one)

Você sabia que é possível saber se você é mais ou menos inteligente pelo desenho ao redor de seus olhos? Ou que os seus lábios estão relacionados com o quanto você é extrovertido? Este software não só está a par disso, mas também pode usar esses parâmetros para reconhecer rostos e medir os atributos de personalidade de seu dono.

Desenvolvido na Universidade de Barcelona, em conjunto com a Universidade de Princeton, o programa de computador tem a habilidade reconhecer rostos, mas com a adição de algoritmos especiais capazes de usar as medidas faciais para dizer se seu dono é mais ou menos bonito, inteligente, extrovertido, influente e até maldoso.

Rostos dos famosos ordenados da direita para a esquerda por "mais dominantes" (linha de cima), "mais ameaçadores"  (linha do meio) e "mais atraentes" (linha de baixo). Fonte da imagem: Divulgação PLoS-one)

Depois de “ensinar” o computador a identificar e medir esses padrões, os pesquisadores usarem rostos de verdade para testar a precisão do software. Se você concorda que o rosto da Cameron Diaz parece ser menos dominante que o do “Data”, do Jornada nas Estrelas, e mais sexy que Angelina Jolie e Albert Einstein, então é possível dizer que as medições do programa estão corretas.

Cupons de desconto TecMundo: