Os sistemas de avaliações dentro das lojas de aplicativos auxiliam na percepção de qualquer usuário que deseja baixar um novo aplicativo. Elas ajudam a aumentar a confiabilidade antes de fazer o download de uma nova aplicação, permitindo que usuários consigam auxiliar uns aos outros, relatando suas experiências e possíveis problemas encontrados.

A próxima versão do iOS, especificamente a versão 11.3 que ainda está em fase Beta, traz como novidade a opção de filtrar a classificação de avaliação de outros usuários em quatro categorias básicas, dentro da App Store.

Filtrando as avaliações

Depois de clicar em "Visualizar todos" no botão de Classificações e Comentários, você conseguirá visualizar quatro diferentes categorias, que incluem:

  • Mais útil: permite que você visualize os comentários mais relevantes classificados como Útil e Não útil por outros usuários;
  • Mais favorável: mostra as avaliações mais altas feita pelos usuários, começando com cinco estrelas;
  • Mais crítico: filtra as avaliações mais baixas, começando com uma estrela;
  • Mais recente: apresenta em ordem cronológica reversa as avaliações feitas pelos usuários.

Vale ressaltar que, em versões anteriores, como o iOS 9, por exemplo, as avaliações são feitas com base nas versões mais recentes ou em todas as versões dos aplicativos, porém essas opções começaram a ser simplificadas a partir do iOS 10.

Avaliando comentários

Você pode avaliar qualquer comentário dentro da App Store classificando como Útil e Não útil, ajudando a Apple a classificar melhor as avaliações com base no feedback dos próprios usuários. Para fazer isso, basta pressionar o 3D touch em qualquer avaliação e marcar se ela é ou não útil.

2

Apesar de parecer algo simples, o novo sistema de classificações pode ajudar os usuários a avaliarem corretamente o que é ou não útil, além de fornecer feedback real, diferente do que acontece atualmente, quando são feitos comentários inconsistentes, irrelevantes ou prejudiciais sobre determinado aplicativo.

Cupons de desconto TecMundo: