De acordo com vestígios encontrados pelo XDA Developers e pelo Chrome Unboxed, a Google estaria se preparando para adicionar dois novos recursos ao Chrome OS que foram originalmente criados para o Android. A novidade mais interessante dessas duas é que o sistema operacional desktop da Google pode em breve começar a mostrar notificações diretamente na tela de bloqueio, bem ao estilo do Robô.

Esse recurso é extremamente útil em smartphones, mas é possível argumentar que as pessoas utilizam computadores de uma forma diferente. Ao passo que verificamos nossos smartphones com frequência para conferir se há alguma novidade, só utilizamos nossos computadores quando temos algum objetivo claro: navegar na web, trabalhar em algum texto, imagem ou qualquer outro arquivo. Nesse sentido, quando você abre o seu notebook, já vai com a intenção de digitar a senha e desbloqueá-lo. Com celulares, muitas vezes, esse não é o caso.

chrome osVestígios descobertos no Chromium Gerrit indicam notificações na tela de desbloqueio

Por isso, podemos especular que, caso a Google resolva mesmo implementar notificações na tela de desbloqueio do Chrome OS, pode ser que a empresa tenha alguma carta na manga. É possível, por exemplo, que a companhia esteja planejando lançar tablets com Chrome OS, dado que os com Android nunca foram muito bem no mercado em comparação com os iPads. Nesse caso, faria sentido ter notificações na tela de desbloqueio. Isso, contudo, não passa de especulação da nossa parte por enquanto.

Seja como for, a segunda novidade no Chrome OS vinda do Android diz respeito às ações possíveis quando se toca no botão de energia. No Android, se você aperta o power por alguns segundos, aparece um menu no centro da tela com opções para desligar, reiniciar, tirar uma captura de tela, entre outras possibilidades. Na atual versão do Chrome OS Canary, algo similar está sendo mostrado quando você clica no botão de energia. As opções, contudo, são apenas “Desligar” e “Sair”.

Beaufort

Essa novidade também poderia indicar uma otimização gradual do Chrome OS para tablets, mas ainda não temos qualquer indicação mais concreta do possível planejamento de um dispositivo desse tipo vindo da Google ou de qualquer outra empresa parceira. Ainda assim, em janeiro deste ano, um tablet da Acer sem teclado físico foi flagrado em um evento rodando o Chrome OS. Portanto, a ideia toda pode não ser não absurda assim.

Cupons de desconto TecMundo: