O iOS 11, última versão do sistema operacional móvel da Apple, adicionou uma função nativa de algo que já era feito por muitas pessoas na hora de compartilhar um print da tela: a possibilidade de fazer anotações por cima da imagem, com opções que simulam um marcador de texto, um lápis ou uma caneta.

Chamada simplesmente de Marcação, essa ferramenta passou a ser utilizada para apagar informações pessoais de uma foto antes de colocá-la na rede, como o rosto de alguém ou dados em um documento. O problema é que ela não foi criada para esse tipo de uso, o que significa que é bem fácil usar um editor para descobrir o que está escondido por trás dos rabiscos.

O teste acima foi feito pela equipe do site 9to5Mac e dá um exemplo de como conseguir revelar o conteúdo escondido. Como o marcador de texto foi feito para destacar uma informação enquanto mantém o texto original legível, basta mexer um pouco no brilho da imagem para obter o resultado desejado. Ela funcionou tanto em marcadores brancos cobrindo fontes pretas como no contrário.

A recomendação é que você não utilize essa função para apagar informações pessoais em imagens que serão compartilhadas. Para isso, é melhor usar um retângulo preenchido no próprio iOS ou preferencialmente, buscar um aplicativo criado especificamente com isso em mente, como o Redacted.

Cupons de desconto TecMundo: