Ghostery: agora a extensão pode ser modificada pelos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Ghostery: agora a extensão pode ser modificada pelos usuários

Você já utilizou extensões que aumentam a privacidade? Se não, está perdendo uma boa chance de evitar propagandas incômodas e, pior ainda, servidores que rastreiam tudo que você está fazendo para mostrar anúncios insistentes afinal, é só lembrar quantas foram as vezes em que você pesquisou algum produto e passou um bom tempo vendo propagandas dele depois.

Para evitar isso e trazer mais segurança aos usuários, desenvolvedores criaram a extensão Ghostery, que mostra tudo que está acontecendo durante a navegação e bloqueia anúncios, enviando todos esses dados de forma anônima  e que, agora, se tornou uma extensão open-source. Mas o que isso significa? Bom, qualquer pessoa pode copiar, modificar e distribuir o programa, o que pode ser bem interessante para atrair desenvolvedores.  

1

Além disso, podemos notar que, de certa forma, isso significa que os desenvolvedores estão trazendo uma mensagem de transparência para os usuários; afinal, liberar o software para uso e distribuição de todos significa que programa não tem nada a esconder, certo? Para completar, todos estão sendo convidados a deixar a extensão ainda melhor.

E já há interessados: agora, a Ghostery pertence à Cliqz, uma desenvolvedora alemã de softwares. Aliás, ela tem um parceiro de investimentos que você já conhece: o criador do Mozilla Firefox. Embora o Ghostery seja uma extensão gratuita, a novidade também vai ajudar os criadores do software a obterem lucros com o programa de duas formas. 

Junto da criação de ferramentas para desenvolvedores de sites controlarem e medirem os efeitos que extensões do tipo possuem nas páginas, como o tempo que elas levam para carregar, haverá uma espécie de sistema de recompensas que vai notificar os usuários quando houver algum desconto ou oferta interessante  sobre viagens, por exemplo. Assim, o Ghostery tira os anúncios das páginas e coloca alguns próprios no lugar  e que são exclusivos para quem usa a ferramenta.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.