Strava simplifica configurações de segurança de seu aplicativo

1 min de leitura
Imagem de: Strava simplifica configurações de segurança de seu aplicativo

Quem corre ou pedala conhece o aplicativo Strava. Basicamente, ele registra o percurso e a velocidade da atividade, sendo que em alguns aparelhos é possível registrar até a frequência cardíaca do atleta em cada trecho do percurso. Com base nessa grande quantidade de dados, a empresa costuma divulgar um heat map (mapa de calor), mostrando as rotas mais utilizadas pelos usuários.

Em novembro de 2017, esse mapa foi atualizado, e percebeu-se que militares utilizavam o aplicativo para registrar suas atividades enquanto estavam em serviço, expondo a localização de bases na Síria, no Afeganistão e na Somália, como exemplo. Alguns até forneceram sem querer outros dados, nomeando atividades como “Perímetro da base”, ou “Via do Sniper”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de já estar disponível, a ocultação desses dados exigia vários cliques dentro do menu de privacidade, não sendo uma opção facilmente desativada, mas recentemente o aplicativo foi atualizado sem alarde. Com isso, a opção de se manter fora do Heatmap aparece logo na primeira tela após acessar as configurações de privacidade.

Strava

A repercussão foi tão grande que o Departamento de Defesa dos EUA revisou seus procedimentos de segurança para que esse tipo de divulgação não ocorra novamente, e isso acarretou até uma declaração do CEO da Strava abordando o problema. Segundo ele, estavam sendo tomadas medidas para simplificar as configurações de segurança e privacidade, garantindo que o usuário saiba como controlar seus próprios dados.

O uso desse tipo de aplicativo é interessante, pois registra a sua evolução e faz até com que você consiga comparar seus tempos com outros usuários, mas cuidados com segurança são sempre necessários. Uma função que já estava disponível anteriormente é a ocultação da sua residência. Pessoas mal-intencionadas podem acompanhar suas atividades no aplicativo, sabendo o local e o horário nos quais você costuma sair.

Configurando sua conta, é possível definir um raio em que outras pessoas não conseguem visualizar sua rota, ocultando a rota no mapa, mas ainda sim registrando a atividade nessa região. Essa opção, no entanto, não está disponível pelo aplicativo; é necessário acessar as configurações da conta pelo site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.