Se você já passou pelo ordálio de receber dezenas de ligações de telemarketing em um só dia e quer que isso nunca mais se repita, saiba que, em um futuro não tão distante, esse pode deixar de ser um problema – e você nem vai precisar de apps especializados em seu celular para tal.

Isso porque novas informações descobertas no código do Android P indicam que a Google está trabalhando em uma ferramenta que vai identificar ligações desconhecidas e permitir que você as bloqueie antes mesmo de receber uma chamada. Números como esses não serão os únicos que você vai poder bloquear automaticamente: você também poderá fazer o mesmo com telefones não registrados, privados ou de telefones descartáveis.

De acordo com o site XDA Developers, você pode bloquear números de telefone dentro dos seguintes contextos:

  • O número de telefone não está em sua lista de contatos
  • O número de telefone não foi revelado por quem fez a chamada (Privado)
  • O número é de um celular descartável
  • O número não possui qualquer informação de identificação da ligação (Desconhecido/Não-Identificado)

Vale notar que a função será desativada automaticamente caso você faça uma chamada de emergência; afinal, uma vez que você realize uma ligação dessas, é de extrema importância que aqueles a receberem a chamada possam ligar de volta para ajudá-lo. No entanto, você receberá uma notificação persistente de que a ferramenta foi desligada, para evitar confusões.

Antes que você fique animado demais, no entanto, vale notar que, pelo visto, essa ferramenta de bloqueio de ligações só vai estar disponível caso sua operadora permita a novidade. Logo, parece que a solução, para muitos, é ficar com os aplicativos de bloqueio de chamadas já disponíveis na Play Store.

Cupons de desconto TecMundo: