Acessibilidade: app Soundscape ajuda na locomoção de deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Acessibilidade: app Soundscape ajuda na locomoção de deficientes visuais

Microsoft acaba de lançar um aplicativo espetacular para usuários de dispositivos iOS que possuem algum tipo de deficiência visual. O Microsoft Soundscape é uma plataforma gratuita que ajuda as pessoas a se localizarem nas cidades com dicas sonoras a respeito de locais variados, como lojas, cruzamentos e pontos de interesse em geral.

O destaque vai para a utilização de uma tecnologia de áudio 3D que informa os usuários de maneira espacial, ou seja: ao ouvir uma direção, você consegue perceber de onde veio o som. A Microsoft trabalha com sons tridimensionais para navegação desde 2014, e o novo app é um dos resultados dos esforços ao longo de todos esses anos. Apenas com um smartphone e um fone de ouvido, as pessoas com dificuldades de visão conseguem se localizar e se informar nas cidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O resultado é muito interessante. Confira o clipe abaixo e, se possível, coloque um fone de ouvido para realmente captar a essência dos exemplos de áudio tridimensional:

No app, os usuários podem configurar beacons sonoros em destinos e locais específicos para que o sistema forneça dicas sonoras — que podem ser percebidas de uma forma espacial e direcionada — e ajude as pessoas a terem mais ciência do espaço à volta ao irem até esses lugares. O aplicativo ainda fornece detalhes sobre diferentes nomes de ruas, cruzamentos e estabelecimentos no caminho. Dessa forma, fica mais fácil formular imagens mentais do ambiente.

O Soundscape também usa o GPS para ajudar usuários que possam precisar de orientações no trajeto. Se a pessoa não sabe onde está ou para onde ir, basta segurar o smartphone na horizontal, na palma da mão, com a extremidade superior apontada para a direção desejada. Depois, é só usar os botões na parte inferior da tela para localizar pontos de referência e navegar pelo mapa sonoro.

O aplicativo foi criado para ser usado em conjunto com outras ferramentas de navegação (e não para substituí-las). Erin Lauridsen, diretora de acesso à tecnologia na LightHouse for the Blind, possui deficiência visual e comenta que "evitar obstáculos não é problema, pois temos um cão, uma bengala e nossas 'habilidades de cegueira' para superar isso. O problema está em saber onde as coisas estão e decidir se algo é de nosso interesse ou não".

Por enquanto, o Microsoft Soundscape é exclusivo para iOS; ainda não há previsão de lançamento para aparelhos Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.