Ao mesmo tempo que é aguardada a disponibilização das assistentes Alexa e Cortana integradas, uma movimentação foi reportada dentro da Microsoft. O gerenciador de emails Outlook foi disponibilizado há aproximadamente 3 anos para iPhone e Android e teve Javier Soltero por trás dessa operação, dentro da Microsoft. A novidade é que ele estaria agora assumindo outro papel na companhia, onde trabalha desde 2014, desta vez ligando-se à assistente digital Cortana.

Soltero estaria há 3 semanas assumindo operações da Cortana, reportando-se diretamente ao diretor de Inteligência Artificial e pesquisa Harry Shum. Diferentemente do aplicativo para celular Outlook, que se tornou uma opção bastante popular tanto para Android e iOS, a Cortana não tem tido uma receptividade tão positiva. 

1

O desafio em suas mãos seria tornar a Cortana mais útil e atrativa, mas, conforme Soltero falou ao site Axios, não seria apenas uma questão de qual assistente realiza mais habilidades. Segundo ele, "o verdadeiro desafio é em qual empresa usuários escolherão e confiarão essencialmente todas as informações ou a maioria de suas informações".

A assistente da Microsoft também tem ficado um pouco para trás em comparação às outras assistentes pessoais de companhias concorrentes, apresentando pouca novidade na CES (Consumer Eletronic Show) deste ano. O movimento de colocar Soltero à frente é mais um esforço para levantar a I.A., ao mesmo tempo que ocorre a parceria entre Amazon e Microsoft para integrar as assistentes Alexa e Cortana.

cortana

A parceria começou a ser discutida em 2016, e um lançamento oficial estava previsto para o fim do ano passado. Com a integração, usuários da Alexa poderão acessar a Cortana e vice-versa, o que facilitará, em muitos aspectos, a vida do usuário. Espera-se que essa integração represente de fato uma união de forças e que traga benefícios, mas por enquanto nos resta esperar. A resposta dos dois lados tem sido “estamos trabalhando nisso”.

Cupons de desconto TecMundo: