Novo experimento do Google Chrome torna você um compositor de músicas

1 min de leitura
Imagem de: Novo experimento do Google Chrome torna você um compositor de músicas
Imagem: Chrome Music Lab

Google Chrome acaba de ganhar um novo experimento que promete fazer muita gente perder as próximas horas do dia brincando de compositor. Trata-se do Song Maker, uma ferramenta de criação de música que é, ao mesmo tempo, extremamente simples e poderosa.

Tudo o que você precisa para criar sua nova trilha sonora é abrir o aplicativo e clicar em um dos espaços na planilha. Simples assim, uma nota é adicionada para sua composição; a partir disso, basta soltar sua criatividade clicando nos outros espaços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cada linha representa uma nota na escala musical, e você ainda pode adicionar diferentes tipos de batida para dar ritmo ao seu projeto – além de ter liberdade para alternar entre instrumentos musicais distintos para dar seu estilo para a melodia. Para deixar tudo mais viciante, a interface ainda é bastante colorida; acredite quando dizemos que você não vai querer só fazer uma música bonita de ouvir mas também de ver na tela do programa.

Não é preciso dizer que já tem muita gente simplesmente viciada na novidade. Através do #songmaker, é possível encontrar várias músicas feitas pelo público com a ferramenta. O resultado vai do simples ao extremamente rebuscado – isso quando não vemos alguma música zoeira cuja “partitura” mais parece uma arte pixelada.

É claro que, apesar de tudo, o projeto tem várias limitações. Não é possível, por exemplo, fazer músicas com mais do que alguns compassos de duração, e a escala de notas também é um tanto limitada. Mesmo assim, a ideia é tão divertida que vai fazer muita gente desejar que a Google lance uma versão mais poderosa da ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.