A Google anunciou hoje (26) que o Google Assistente está ganhando novas habilidades. O assistente digital da empresa agora permite uma integração mais profunda com apps de terceiros. Com isso, desenvolvedores poderão adaptar suas criações para que elas tragam mais funcionalidades diretamente para a tela do Assistente, dispensando em alguns casos que o usuário abra o app em si.

Para exemplificar a nova função, a Google mostrou como o app SpotHero — utilizado no exterior para ajudar motoristas a encontrarem vagas de estacionamento. No caso, o usuário precisaria apenas ativar o Assistente com a frase-chave e, em seguida, dizer. “Peça para o SpotHero encontrar uma vaga de estacionamento para mim”.

google

Feito isso, o Assistente, em vez de abrir o SpotHero para que o app realize a função solicitada, processa o pedido sem nunca mudar de tela ou sair da conversa com o usuário. Todas as informações, como preço, local e outras condições do estacional são exibidas diretamente pelo Google Assistente, bem como um código de barras para acessar o estacionamento mais próximo.

Para abrir o app com integração, o usuário precisaria clicar em “Visualizar ticket de estacionamento completo” na interface do Assistente, mas isso não seria realmente necessário.

Tudo que o Assistente consegue fazer hoje é enviar as solicitações do usuário para o app responsável

Atualmente, a ferramenta da Google já conta com uma integração básica, mas suas ações são limitadas, e tudo que o Assistente consegue fazer é enviar as solicitações do usuário para o app responsável. Se você pedir para o celular “tocar Alcione no Spotify”, por exemplo, o Assistente simplesmente abre o Spotify na página inicial da artista em questão. O usuário ainda tem que fazer um toque na interface para começar a de fato tocar algo.

Ainda não temos uma lista de quais apps de terceiros vão contar com essa integração profunda com o Google Assistente, mas, além do SpotHero, parece que o Uber também está na jogada. Por fim, a empresa ainda comunicou que o assistente está trazendo mais seis línguas diferentes neste mês, fazendo com que a ferramenta seja compatível agora com 16 idiomas no total. Até o fim do ano, o objetivo da Google é atingir 30 línguas.

Cupons de desconto TecMundo: