Quando o assunto é internet, segurança é sempre importante. No entanto, alguns protocolos e sistemas às vezes criam barreiras desnecessárias enquanto navegamos pela web. Se você usa o Microsoft Edge, pode ter se deparado com um problema desse tipo. Neste tutorial, o TecMundo mostra como fazer para permitir downloads de arquivos que são barrados pelo navegador da Microsoft sem necessidade.

A ferramenta SmartScreen (do Windows Defender) muitas vezes atua com sucesso e impede que páginas e arquivos maliciosos invadam o seu computador. No entanto, há momentos em que esse recurso "passa dos limites" e barra o acesso a um arquivo que você sabe que é seguro. E como fazer para evitar isso?

1

Como desabilitar o SmartScreen no Microsoft Edge

Não é recomendado que você desligue completamente o SmartScreen, justamente para evitar a "invasão" de um aplicativo ou arquivo malicioso. Mas há uma forma de desabilitar o recurso somente no navegador da Microsoft: basta seguir os passos abaixo.

  1. Abra o Microsoft Edge e clique no botão com três pontinhos, no canto superior direito;
  2. Role o menu até a parte inferior do painel e clique em "Configurações";
  3. Role o menu até a parte inferior da tela de Configurações e clique em "Ver Configurações Avançadas";
  4. Role o menu até a parte inferior da tela de Configurações Avançadas e desligue a opção "Ajude a me proteger de downloads e sites maliciosos com o Windows Defender SmartScreen".

2

Pronto! Agora o SmartScreen está desbloqueado no seu Microsoft Edge. Mas fica o aviso do TecMundo: faça o download do arquivo que estava inicialmente bloqueado e depois ligue novamente o recurso, pois o SmartScreen realmente ajuda a proteger o sistema enquanto você navega pela web com o Edge.

Como desabilitar o SmartScreen no Windows Defender

Dentro do sistema Windows Defender, você também consegue modificar o recurso SmartScreen para que o navegador avise quando você está prestes a fazer o download de um arquivo suspeito (em vez de somente bloquear o download). Dessa forma, você poderá visualizar o aviso e decidir se realmente quer baixar o arquivo ou não. Caso opte por essa solução, siga os passos abaixo:

  1. Abra a Central de Segurança do Windows Defender (no Painel de Controle do Windows);
  2. Clique em "Controle de Aplicativo e Navegador";
  3. Escolha a opção "Avisar" (normalmente é a segunda opção) para o recurso SmartScreen para Windows Edge.

Caso você prefira uma opção mais "radical" de segurança quanto a essa ferramenta da Microsoft no Windows 10, o caminho para alterar diretamente as configurações do Windows SmartScreen — para todo o sistema — é o seguinte:

  1. Clique com o botão direito em Computador (um dos ícones principais da sua Área de Trabalho);
  2. No canto inferior esquerdo, clique em "Segurança e Manutenção";
  3. Selecione a opção mais adequada para a segurança do seu computador.

3

Cupons de desconto TecMundo: